A parvovirose é transmitida pelo parvovírus, e o cão se contamina pelo contato com fezes infectadas. O vírus é conhecido por conseguir sobreviver em qualquer tipo de objeto, como roupas, pisos e sapatos. Insetos e roedores são vetores que transportam o vírus e transmitem a doença.
Infelizmente Thor foi infectado e chegou a ficar muito doente precisando ser internado por cerca de três semanas. Ele tinha apenas dois meses quando foi infectado e hoje está com quatro meses. A doença muitas vezes deixa severas sequelas pro resto da vida do animal.
Sintomas
Trata-se de um vírus potente, que sobrevive por muito tempo no ambiente, resistindo até mesmo a severas limpezas com desinfetante. Além da diarreia acompanhada de sangue, outros sintomas são:
- vômito;
- falta de apetite;
- febre;
- perda de peso etc.
A parvovirose é bastante contagiosa e facilmente transmitida de um cão para outro. O simples contato das fezes de um animal infectado já pode resultar na transmissão da enfermidade.
Tratamento
Observado os sintomas, o tutor deve levar seu cachorro com urgência a um hospital veterinário. Após o diagnóstico da doença, o primeiro passo a ser dado é isolar o cão do contato com outros animais — evitando, dessa forma, a transmissão do vírus.
De início, a principal estratégia para combater o parvovírus é impedir a desidratação, prática realizada por meio da fluidoterapia. Em casos de hipoglicemia, administra-se a dextrose. Outros medicamentos, porém, são muito importantes no tratamento, como os antibióticos.
Para saber mais sobre a doença visite o site: